terça-feira, 24 de julho de 2012

Passaporte

Olá, pessoal! Hoje o post é bem simples e sobre algo com o qual acredito que a maioria das pessoas já esteja bem familiarizada. Aos que nunca tiraram passaporte - como eu, até pouco tempo atrás - saibam que essa será, provavelmente, a coisa mais fácil que vocês precisarão fazer em todo o processo de viajar para o exterior. 

                                     O meu passaporte é azul porque é o novo modelo. Ele possui um microchip onde 
tem esse simbolozinho abaixo do nome "passaporte".


O primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal. Lá, na página inicial, você encontra esse quadradinho:


Basta clicar em "requerer passaporte" e uma página será aberta explicando os 6 passos necessários para tirar seu passaporte:

1. Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.

2. Solicite a emissão do passaporte. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue 194, ou clique aqui. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.

3. Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

4. Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido.


6. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

Chegando na PF, quando for sua vez de ser atendido, o alguém responsável vai conferir seus documentos, tirar uma foto sua, coletar a impressão digital de todos os seus dedos das duas mãos e fazer uma "assinatura digital" para registrar lá.

E pronto! É só isso!! Realmente muito fácil e muito prático. Acredito que para praticamente todos os postos da Polícia Federal de Imigração seja necessário o agendamento. Em cidades muito grandes, a demanda provavelmente é bem maior. Então, se você tem um prazo curto até o dia da viagem, faça seu agendamento o quanto antes. Em algumas cidades, o tempo para receber o passaporte é menor que em outras. Aqui em Teresina, por exemplo, meu passaporte ficou pronto em 8 dias úteis. Paguei R$156,07 nele. Acredito que esse valor seja o mesmo em todo o Brasil. Talvez varie de acordo com os anos.

Lembrando que você deve ter o passaporte em mãos na hora de tirar o visto para o seu país de destino e esse visto pode demorar algumas semanas ou meses para ficar pronto. Por isso, inicie o processo o quanto antes. Eu tirei o meu passaporte antes mesmo do resultado do CsF sair, com medo do pouco tempo que teria para resolver tudo até a viagem.

Esse é meu passaporte. Não reparem na minha foto horrível! Parece que fiz bronzeamento artificial! : D


O mais difícil para mim, para retirar o passaporte, foi achar a Polícia Federal! Segui até quase o fim da Av. Centenário e não achava nenhum prédio da Polícia Federal. Por acaso, parei no aeroporto, que fica nessa mesma avenida, para perguntar onde ficava a PF e adivinhem... Era exatamente lá a PF de imigração para retirar o passaporte. Habitantes de Teresina e detentores antigos dessa informação, não riam de mim...


Até breve...


Obs.: Todos os links dos passos de retirada de passaporte são oficiais e foi por eles que realizei meu próprio processo de retirada de passaporte.


Um comentário:

  1. Gente, que lindo esse passaporte! Babei aqui. Já te disse como tô feliz por ti, né Flávia? Tu merece muito.
    Tô vendo um sonho meu realizado em ti, e essa é apenas a primeira de MUITAS coisas boas que virão! BEIJO!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...