sábado, 15 de setembro de 2012

Um pouco de nada...

Olá! Postando só para não deixar o blog abandonado por muito tempo. Esses dias têm sido meio corridos e o tempo aqui parece que passa mais rápido. Anoitece às 20:30 e depois dessa hora parece que 4 horas passam em 30 minutos. Ainda não tive tempo de sair turistando, pois até essa manhã estava procurando apartamento. Até que decidimos finalmente fechar com uma imobiliária de uma senhora super bacana e que fala umas poucas coisas em português. Devo estar mudando de 'casa' até segunda-feira. A partir de então não sei como vão ficar os posts por um tempo, pois não terei internet imediatamente. Creio que farei os textos em casa e quando vier pra universidade apenas posto usando o wifi daqui. Ah, uma coisa engraçada é como eles pronunciam wifi. No Brasil a gente fala "uaifai" e aqui eles falam "uífi". rsrsrs

Tenho encontrado pessoas simpatissíssimas nas ruas e estabelecimentos, outras tantas indiferentes e outras mais que demonstram sua aversão à extranjeiros assim que abrimos a boca para falar nosso portunhol. Apesar de que eu já sabia que isso iria acontecer bastante, é sempre frustrante quando alguém fala com você de forma estranha só por perceber que você não é do país nem ao menos da Europa. Apesar de tanto, leva-se sempre numa boa. Afinal, você não veio aqui unicamente para conhecer os espanhóis e ser amiguinha deles. Na verdade, na minha lista de interesses, esse item nem consta. Minha fome pela Europa é acima de tudo, e quase exclusivamente, visual.
 
Sim, porque matar outro tipo de fome por aqui está difícil. Aqui na residência são servidos apenas café da manhã, almoço e jantar. O café da manhã é quase exatamente o mesmo, café, pão, manteiga (sem gosto de nada), suco, queijo, presunto, leite, cereal. Uma pessoa em específico (o tio do iPad) vai ficar com inveja quando eu disser as próximas palavras: aqui  serve-se sempre café brasileiro moido na hora e feito numa grande máquina de café expresso.
 
Quanto ao almoço e ao jantar... São menu completo: entrada, prato principal e sobremesa. Todo dia tem batata no almoço e na janta. Tem arroz uma vez na vida outra na morte, feijão nunca. Sopas estranhas, feitas de nunca se sabe o que, com gosto sempre desagradável. A carne boa é um raridade. Já me serviram carne de peru, de carneiro cozida dentro de um tomate com molho apimentado. E deu-se um grande viva quando foram servidas coxinhas e asinhas de frango assadas com molho barbecue. Outro grande viva para a carninha cozida do almoço de ontem, mesmo sendo carne enlatada. Dá pra acreditar? No peixe eles são bons, pelo menos nisso, já que é a suposta especialidade deles. Se o peixe não fosse quase sempre mergulhado numa bacia de azeite, seria melhor. Tudo bem que azeite é bom pra saúde e tem um gosto legal, mas não precisa enxarcar o peixe de azeite até ele ficar mole e aguado.
 
A sobresema é sempre um iogurte, gelatina, flan ou fruta, que geralmente é banana, maçã verde, pêssego ou kiwi. Felicidade é pedir o iogurte e receber um de morango. A marca é 'Danone", mas o gosto é diferente. Tudo tem gosto diferente. Azeitona tem sabor mais forte, as verduras nunca têm gosto de nada e o resto das frutas todas as que experimentei tem um sabor mais 'suave', digamos assim.
 
A universidade é enorme. Para quem é da UFPI, aqui é três vezes maior, com uma paisagem linda de montanhas e umas coníferas, um centro de esportes muito legal, uma estação de metro dentro da universidade e duas linhas de ônibus que levam os alunos daqui para o centro e vice-versa. Vou fazer um post sobre a universidade depois. O alojamento é ótimo, exceto pelo preço e pela comida. Mas a estrutura é ótima.
 
O supermercado vende grande parte das coisas bem mais barato que no Brasil. Uma batata frita de 180g por 0,62 euros, por volta de R$1,50. Em uma loja super chique, onde achei que só vendiam roupas de preço absurdo, comprei duas blusinhas muito bonitinhas por 14,00 euros, aproximadamente R$ 35,00. Mas como disseram uma vez, quem converte não se diverte. Então, pensem em andar por todas as lojas e ver sapatilhas lindíssimas entre 12 e 15 euros. Ainda mais para mim que amo sapatilhas! Me seguro porque não faz nem uma semana que estou aqui, porque já trouxe 4 sapatilhas e porque tenho que economizar dinheiro pras roupas de frio e para as viagens.
 
Por falar em tempo. O tempo aqui é meio indeciso. Um dia faz bastante calor, no outro tá bem friozinho. Ontem tava quentinho, mas o vento era geladinho. Estranho, mas compreensível para a época de início de outono. Emoção vai ser ver Paris em novembro toda decorada pro natal e com as árvores laranjinhas caindo as folhas. rsrsrs
 
Bem, essas são só algumas coisinhas sobre como é aqui. Todo os pontos serão melhor explorados conforme eu for conhecendo mais sobre cada coisa. Desculpem a falta de foto. Sei que fica mais chato ler sem imagens, mas como tiro fotos e faço vídeos pelo iPad, ainda tô tentando sincronizar com o computador pra transferir tudo. Depois atualizo com as fotos...
 
Muchos besos desde España y hasta pronto...   o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...