terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sobre sentir saudades...

Ontem estive na UFPI e revi algumas professoras. Depois de mais de dois meses sem aula por causa da greve e sabendo que não as verei por quase um ano inteiro, me peguei sentimental pela primeira vez. Eu tenho como explicar o motivo de meu primeiro pensamento sobre saudades ter sido sobre as professoras e sobre minha universidade. Mamãe, papai, avós, tias, tios e amigos serão pessoas com as quais, mesmo longe, sempre manterei contato. Não importa por qual meio de comunicação. Meus professores e minha universidade vão passar um ano apenas como memória, que, querendo ou não, vai enfraquecendo.

Daí pensei que sentirei saudades demais do ambiente da minha universidade. Ela não é uma universidade super equipada, com a melhor estrutura e tenho certeza que nem de longe tem os padrões da universidade para a qual eu vou. Mas já são dois anos e meio passeando por aquele lugar todos os dias. Não tem como não sentir saudades.

Tumblr_m11hleyntt1qlsx2mo1_500_large

Quanto às outras pessoas da minha universidade... Minha turma que eu declaradamente adoro e não queria abandorar! Espero sentir saudades deles só o tanto que eles talvez sintam de mim!

Uma vez vi algo em um vídeo de intercâmbio que achei muito interessante. A menina dizia que você intercambista tinha que entender que enquanto você está no seu tão sonhado intercâmbio, tendo, provavelmente, as maiores experiências da sua vida e vivendo todo dia uma novidade, as pessoas que ficam continuam com a vida que sempre tiveram. Pouca coisa muda para elas enquanto tudo muda pra você constantemente, enquanto está fora.

Tirando minhas próprias conclusões e relembrando palavras que me foram ditas pouco tempo atrás, imagino que quando meu novo eu voltar (porque é óbvio que sofrerei grandes transformações) e reencontrar todas as pessoas, as relações não serão as mesmas. De repente "the new me" não vai agradar os que deixei aqui ou vice-versa. E, por enquanto, evito pensar nisso, pois existem pessoas com as quais eu realmente não queria enfraquecer a relação e outras com as quais, bem...

O que vem me confortando ultimamente é que eu sempre fui uma pessoa absolutamente adaptável às situações. E mamãe vai concordar comigo que sempre fui muito independente e sempre resolvo minhas coisas sem aparentes problemas. E quanto aos problemas, nunca tive um dos grandes, mas sei que sou uma pessoa, apesar de tudo, muito prática e que cria soluções muito rapidamente.

Resumindo, não acredito que terei muitos problemas de adaptação... Com certeza vou sofrer o tão falado "choque cultural", mas não creio que isso vá me abater de alguma forma. Estou falando isso agora com medo de me surpreender comigo mesma e acabar contradizendo tudo. Talvez seja porque, até agora, em nenhum momento me bateu o medo de ir... Sei que esse momento de terror vai chegar. Mas vai ser somente isso, um momento. Amém!!!

Até breve! 

5 comentários:

  1. Adorei a foto... E a experiencia que vc vai ter vai superar a saudade!!! =D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flávia! Adorei conhecer seu blog, sou louca pra fazer intercâmbio, mas meus pais não se convencem facilmente, kkkkk talvez o CsF seja uma solução pra mim, mas ainda to no 2 ano do ensino médio, e nem decidi que faculdade cursar, ;/ de qualquer forma, você está de parabéns, vou ficar te acompanhando ;D

    ps: vai poder ir pra Ibiza, né?! õ/ kkkkkkkk

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Muito legal receber comentários de pessoas que não fazem parte do meu cícurlo social. rsrsrs
      Então, o programa de intercâmbio pelo Rotary seria uma ótima opção! Eu mesma sempre quis fazê-lo, mesmo agora, já com 20 anos. Quando descobri a existência dele do programa de High School pelo Rotary eu já tinha passado da idade para fazê-lo. Sugiro vocêa procurar informações sobre ele. Se bem que, pelo que vi, vc segue diversos blogs de intercambistas, então provavelmente acompanha ou acompanhou o blog de algum rotariano. O intercâmbio deles é o mais legal que já vi! rsrs
      Então, quanto à Ibiza! Siiim, claro que visitarei Ibiza. Fica apenas 50km distante da cidade para onde vou!
      Ah, mais uma coisinha, se eu fosse você procuraria outros meios de fazer o intercâmbio além do CsF, pois é um programa feito para durar apenas até 2014, acho! E pra se inscrever, precisa ter já 20% do curso de graduação concluído. Então, talvez quando você chegar lá, o programa já esteja no fim. é torcer para que dê tempo você se inscrever e participar dos últimos editais.
      Bem, de repente eles podem renovar, não é?! Quem sabe...

      Excluir
  3. Olá Flávia,
    Eu adoro retribuir visitas, e também adorei seu blog. Boa sorte para você também, eu penso em fazer o Ciência sem fronteiras também, eu sempre quis fazer intercambio, mas eu sempre falei em fazer universidade fora, são muitos planos...

    Curta bastante. =)

    ResponderExcluir
  4. também vim retribuir uma visita e acabei gostando muito do seu blog! vou acompanhar! beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...